Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Conteúdo do Artigo - O Ensinador de Justiça Para a Chuva Temporã - Ano 27 DC

O Ensinador de Justiça Para a Chuva Temporã - Ano 27 DC

E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará ensinador de justiça, e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês.Joel 2:23.

Publicado em 14/03/2014 - 2723 visitas - 0 Comentários

E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará ensinador de justiça, e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês.Joel 2:23.

Que relação tinha a mensagem de reforma pregada por João Batista com o “Pentecostes”? Mateus 3:11.

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Mateus 3:11. Minha atenção foi chamada para a proclamação do primeiro advento de Cristo. João foi enviado no espírito e poder de Elias a fim de preparar o caminho para Jesus. Os que rejeitaram o testemunho de João não foram beneficiados pelos ensinos de Jesus. A oposição, da parte deles, à mensagem que predizia a Sua vinda, colocou-os onde eles não podiam prontamente receber a melhor evidência de que Ele era o Messias. Satanás levou os que rejeitaram a mensagem de João a ir ainda mais longe, a ponto de rejeitar a Cristo e crucificá-Lo. Com este procedimento, colocaram-se onde não podiam receber as bênçãos do dia do Pentecoste, o que lhes teria ensinado o caminho para o santuário celestial. (Primeiros Escritos, pág. 259).

Por que o ministério da Igreja Judaica não recebeu a chuva temporã? João 1:11

Houvesse os guias de Israel recebido a Cristo, e Ele os teria honrado como mensageiros Seus para levar o evangelho ao mundo. Foi-lhes dada, primeiramente a eles, a oportunidade de se tornarem arautos do reino e da graça de Deus. Mas Israel não conheceu o tempo de sua visitação. Os ciúmes e desconfianças dos chefes judaicos maturaram em ódio aberto, e o coração do povo se desviou de Jesus. (O Desejado de Todas as Nações, pág. 231, 232).

Quem, disse Jesus, representava João Batista? Mateus 11:14.

Jesus disse posteriormente, referindo-Se a João: "Se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir". João veio no espírito e poder de Elias, para fazer uma obra idêntica à daquele profeta. (O Desejado de Todas as Nações, pág. 135).

Quando veio a tão esperada reforma (Elias) para o povo da profecia? Luc. 1:16,17; Mal. 4:5,6. Eles a reconheceram? João 1:19.

E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias  venha primeiro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; Mas digo-vos que Elias  já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do Homem. Então entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista. Mateus 17:10-13.

 Era o batismo de João (obra e mensagem) um recrutamento aos que, a partir deste compunham o povo de Deus? Mat. 3:9-10; 11:12.

 E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João,  justificaram a Deus.  Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele. Lucas 7:29-30.

Que requisito foi necessário no currículo daquele que devia preencher o lugar do décimo segundo apóstolo (Judas)? Atos 1:21-22.

 É necessário pois que, dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até ao dia em que dentre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição. Atos 1:21-22.

Onde estavam os discípulos quando receberam a chuva temporã? Atos 2:1-2. Quantas pessoas estavam reunidas com eles para receberem a tão esperada chuva? Atos 1:15.

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente eimpetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. Atos 2:1-2.

E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos, ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas. Atos 1:15.

O que foi necessário à obra de João, a fim de habilitar os discípulos para o pentecostes? Mateus 3:2

Os que rejeitaram o testemunho de João não foram beneficiados pelos ensinos de Jesus. (Primeiros Escritos, pág. 259).

Por que João dissera que o Mestre tinha em Sua mão uma pá? Mateus 3:12.

Em Sua mão tem a pá, e limpará a Sua eira, e recolherá no celeiro o Seu trigo. (O Desejado de Todas as Nações, pág. 392). Quando Jesus apresentou a probante verdade que deu lugar a tantos discípulos Seus voltarem atrás, sabia qual o resultado de Suas palavras; tinha, porém, um desígnio misericordioso a cumprir. (O Desejado de Todas as Nações, pág. 394).

No pensamento dos judeus, como ficaria a igreja após a morte de Jesus? João 18:19.

Depois da ascensão do Senhor, quando os discípulos foram dispersos pela perseguição, Nicodemos tomou ousadamente a dianteira. Empregou sua fortuna na manutenção da igreja infante, que os judeus haviam esperado fosse extirpada com a morte de Cristo. (O Desejado de Todas as Nações, pág. 177).

O Ensinador de Justiça Para a Chuva Serôdia – Ano 1976

 Certamente o Senhor Jeová não fará cousa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Amós 3:7.

De quem João Batista era representante?

Preparando o caminho para o primeiro advento de Cristo, era representante dos que têm que preparar um povo para a segunda vinda de nosso Senhor. (O Desejado de Todas as Nações, pág. 101).

João viera no espírito e virtude de Elias, para proclamar o primeiro advento de Jesus. Representava os que sairiam no espírito e virtude de Elias, para anunciar o dia da ira, e o segundo advento de Jesus. (Primeiros Escritos, pág. 155).

Que mensagem de restauração marcou e caracterizou o seu ministério, levando-o, inclusive a morte? Mar. 6: 17-18.

Herodes sentiu-se afetado ao ouvir os poderosos, diretos, testemunhos de João, e com profundo interesse indagou o que precisava fazer para tornar-se seu discípulo. João estava familiarizado com o fato de que ele estava prestes a casar-se com a mulher de seu irmão, estando o marido ainda vivo, e fielmente declarou a Herodes que isto não era lícito. (Primeiros Escritos, pág. 154).

A mensagem que damos deve ser tão direta quanto a de João. Ele censurou a reis por sua iniqüidade. Repreendeu o adultério de Herodes.(Mensagens Escolhidas, vol. 2 pág. 151).

É seguro crer nesse paralelo? Mat. 17:11-13.

Obra e mensagem iguais às de João serão levadas avante nestes últimos dias. (Mensagens Escolhidas, vol. 2 pág. 151).

Esta é exatamente a mensagem que deve ser dada ao nosso povo; estamos perto do fim do tempo e a mensagem é: Preparai o caminho do Rei; tirai as pedras; erguei um estandarte para o povo. (Mensagens Escolhidas, vol. 1 pág. 410).

Quando teria inicio a atual obra de João Batista?

Todos precisam compreender melhor a obra da expiação que está sendo efetuada no santuário do Céu. Quando essa importante verdade for reconhecida e compreendida, os que a abraçarem trabalharão de acordo com Cristo, a fim de preparar um povo que esteja em pé no grande dia de Deus e seus esforços serão bem-sucedidos. (Testemunhos Seletos, vol. 2 pág. 219,220).

Nesta época, exatamente antes da segunda vinda de Cristo nas nuvens do céu, tem de ser feita uma obra como essa de João. Deus chama homens que preparem um povo que subsista no grande dia do Senhor. (Maranata, O Senhor Vem, MM 1977, pág. 114).

É possível receber a chuva serôdia sem o devido preparo? Atos 3:19

Só os que estiverem vivendo de acordo com a luz que têm recebido poderão receber maior luz. A não ser que nos estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do Espírito Santo na chuva serôdia.(Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 507).Foi-me mostrado que, se o povo de Deus não fizer esforços, de sua parte, mas esperar apenas que sobre eles venha o refrigério, para deles remover os defeitos e corrigir os erros; se nisso confiarem para serem purificados da imundícia da carne e do espírito, e preparados para tomar parte no alto clamor do terceiro anjo, serão achados em falta. O refrigério ou poder de Deus só atingirá os que se houverem para ele preparado, fazendo o trabalho que Deus ordena, isto é, purificando-se de toda a impureza da carne e do espírito, aperfeiçoando-se em santidade, no temor de Deus. (Testemunhos Seletos - vol. 3, pág. 214).

Quando e por que Deus passa um povo por alto? João 12:35.

Esse é o resultado certo de não apreciar nem aproveitar a luz e privilégios que Deus confere. A menos que a igreja siga o caminho que lhe abre a Providência, aceitando todo raio de luz, cumprindo todo dever que lhe seja revelado, a religião fatalmente degenerará em formalismo, e desaparecerá o espírito da piedade vital. Esta verdade tem sido repetidas vezes ilustrada na história da igreja. Deus requer de Seu povo obras de fé e obediência correspondentes às bênçãos e privilégios conferidos. A obediência exige sacrifício e implica uma cruz; e este é o motivo por que tantos dentre os professos seguidores de Cristo se recusam a receber a luz do Céu e, como aconteceu com os judeus de outrora, não conhecem o tempo de Sua visitação. Por causa de seu orgulho e incredulidade, o Senhor os passa por alto, e revela Sua verdade aos que, à semelhança dos pastores de Belém e dos magos do Oriente, têm prestado atenção a toda a luz que receberam. (O Grande Conflito, pág. 316).

Que verdade é ensinada claramente nas escrituras? João 5:39.

Nenhuma verdade é mais claramente ensinada na Escritura do que aquela segundo a qual Deus, pelo Seu Espírito Santo, dirige de maneira especial Seus servos sobre a Terra, nos grandes movimentos que têm por objetivo promover a obra da salvação. Os homens são instrumentos nas mãos de Deus, por Ele empregados para cumprirem Seus propósitos de graça e misericórdia. Cada um tem a sua parte a desempenhar; a cada qual é concedida uma porção de luz, adaptada às necessidades de seu tempo, e suficiente para o habilitar a efetuar a obra que Deus lhe deu a fazer. (O Grande Conflito, pág. 343).

Quem receberá a chuva serôdia na conclusão da obra? Atos 5:32; João 14:21

O anjo que se une na proclamação da mensagem do terceiro anjo, deve iluminar a Terra toda com a sua glória. Prediz-se com isto uma obra de extensão mundial e de extraordinário poder. O movimento adventista de 1840 a 1844 foi uma manifestação gloriosa do poder de Deus; a mensagem do primeiro anjo foi levada a todos os postos missionários do mundo, e nalguns países houve o maior interesse religioso que se tem testemunhado em qualquer nação desde a Reforma do século XVI; mas isto deve ser superado pelo poderoso movimento sob a última advertência do terceiro anjo. (O Grande Conflito, pág. 611).

O que estavam a guardar, os que receberam a chuva serôdia?  

Alguns escolheram a vida e tomaram posição com os que estavam esperando o seu Senhor e guardando todos os Seus mandamentos... Deus estava na obra, e cada santo, sem temer as conseqüências, seguia as convicções de sua própria consciência e unia-se com os guardadores de todos os mandamentos de Deus; e com poder proclamaram amplamente a terceira mensagem. Vi que esta mensagem se encerrará com poder e força muito maiores do que o clamor da meia-noite. (Primeiros Escritos, pág. 278).

Com que propósito foi a história dos discípulos registrada? I Timóteo 3:9

Para que foi registrada a história da obra dos discípulos, a trabalharem com zelo santo, animados e vitalizados pelo Espírito Santo, se não para que o povo do Senhor hoje daí obtivesse inspiração para por Ele trabalhar ardorosamente? O que o Senhor fez por Seu povo naquele tempo, é exatamente tão necessário, e mesmo mais, faça pelos Seus hoje. Tudo que os apóstolos fizeram, deve hoje fazer cada membro da igreja. E nós devemos trabalhar com tanto maior fervor, e ser acompanhados do Espírito Santo em medida tanto maior, quanto o aumento da impiedade exige um mais decidido apelo ao arrependimento. (Testemunhos Seletos, vol. 3 pág. 215).

Deixe seu Comentário:

Nome:
Email:
Comentário:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento