Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Conteúdo do Artigo - É verdade que faz mal beber lí­quidos durante as refeições?

É verdade que faz mal beber lí­quidos durante as refeições?

Este hábito pode causar um certo desconforto e atrapalhar a digestão. Isso porque o excesso de água acaba dissolvendo demais o suco gástrico. "Esse suco ácido é responsável por quebrar as moléculas dos alimentos em partículas menores, para serem absorvidas por nosso organismo.

Publicado em 17/04/2014 - 1591 visitas - 1 Comentários

Este hábito pode causar um certo desconforto e atrapalhar a digestão. Isso porque o excesso de água acaba dissolvendo demais o suco gástrico. "Esse suco ácido é responsável por quebrar as moléculas dos alimentos em partículas menores, para serem absorvidas por nosso organismo. Se o suco for diluído, os alimentos não serão processados e quebrados de forma adequada, o que impede a absorção dos nutrientes de ser completa", diz o endocrinologista Ricardo Botticini Peres, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Além disso, ao beber água, acabamos ingerindo também ar, que causa estiramento e pode incomodar durante a digestão.

No caso das bebidas gasosas, esse efeito é ainda pior. "No fim das contas, a pessoa bebe muito e sente-se satisfeita, mesmo não estando bem alimentada. O melhor a fazer é só tomar líquidos 1 hora após o fim das refeições", afirma Ricardo. Num país tropical como o nosso, principalmente no verão, deve-se consumir alimentos ricos em água, como verduras, legumes e frutas, porque eles contêm quantidades adequadas de líquido e evitam a necessidade de ingerir bebidas durante as refeições.

Muitos erram em beber água fria às refeições. O alimento não deve ser misturado com água. Tomada às refeições, a água reduz o fluxo de saliva; e quanto mais fria a água, maior o dano causado ao estômago. Limonada ou água geladas, tomadas às refeições, retardarão a digestão até que o organismo tenha provido suficiente calor ao estômago, habilitando-o a retomar o seu trabalho. Mastigai devagar, permitindo que a saliva se misture com o alimento. 

 

Fonte: Livro: Conselhos Sobre Regime alimentar, pág. 106.

Deixe seu Comentário:

Nome:
Email:
Comentário:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Veja quem já comentou:

Augusto Manuel Jose

eu quero vos agradeçer por por esta dica maravilhoso e Deus vos abençoe.

Comentado em 25/09/2016 às 16:43:49

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento