Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Conteúdo do Artigo - Como Ter uma Boa Saúde Mental

Como Ter uma Boa Saúde Mental

Lidando com estresse

Publicado em 15/03/2017 - 1636 visitas - 0 Comentários

A maioria das pessoas entende a importância de ter um corpo saudável. Muitas delas, no entanto, negligenciam o valor da saúde mental. Ter uma boa saúde mental pode tornar a vida mais prazerosa. Ela também pode promover uma melhor resistência e saúde física.  Para ficar verdadeiramente saudável, é preciso cuidar do corpo e da mente.

Lidando com estresse

1 - Exercite o seu corpo. Ao lidar com o estresse, o seu cérebro produz hormônios que alertam o seu corpo para se preparar para reagir a alguma ameaça. O estresse grave pode comprometer a sua saúde mental e também causar sintomas físicos.  Uma boa forma de gerenciar o estresse é por meio do exercício físico.

  • O exercício e as atividades físicas podem levar alívio aos músculos tensos.
  • Além disso, o exercício físico pode fazer com que o corpo libere endorfina. A endorfina é um neurotransmissor que faz com que você se sinta bem, inibindo a resposta ao estresse do seu corpo. Ela também ajuda a melhorar o seu humor e a deixá-lo mais calmo.
  • Experimente diferentes atividades físicas até encontrar uma que você goste. A maioria das atividades físicas ajudam o seu coração a bater mais rápido.
  • Ao se sentir estressado, pode ser tentador evitar o exercício por ser mais uma coisa que você precisa fazer. Porém, os benefícios serão claros a longo prazo.

 

2 - Coma bem. Uma dieta e hábitos alimentares saudáveis também ajudam a reduzir o estresse. Mantenha especificamente as seguintes dicas em mente: 

  • Evite o consumo de cafeína e de bebidas alcoólicas. O excesso dessas substâncias pode promover a ansiedade. Mais de uma ou duas bebidas alcoólicas por dia podem dificultar o combate ao estresse.
  • Faça das suas refeições momentos calmos e relaxantes. Não coma muito depressa.
  • Não coma demais. Evite usar a comida como uma forma de lidar com o estresse.
  • Algumas comidas contêm nutrientes que ajudam o corpo a lidar com o estresse. Alguns alimentos que ajudam a gerenciar o estresse incluem: abacate, banana, chá, grãos integrais, cenoura, castanhas, iogurte.

 

3 - Durma o suficiente. A hora de dormir é o momento em que o seu corpo repara e processa o estresse do seu dia. É a hora que o seu cérebro tem para relaxar. O sono também permite que seu corpo relaxe depois de usar os músculos tensos durante o dia inteiro.

  • Dormir serve como um botão de reinicialização para os níveis de estresse. Isso ajuda a evitar sérias reações ao estresse, como a ansiedade. 
  • É importante dormir o suficiente e também que o sono seja de boa qualidade. Por exemplo, não pode haver ruídos acordando você constantemente durante a noite. Para reduzir o estresse, durma de seis a oito horas por noite.

 

4 - Pratique a meditação consciente. A meditação consciente é a meditação que exige foco no momento atual. Praticá-la coloca o foco em simplesmente ser, e não fazer mais nada durante este tempo.

  • Você pode meditar por pouco tempo, como 30 minutos por dia. Até mesmo essa pequena quantidade de tempo pode produzir mudanças benéficas nas funções e nos comportamentos cerebrais. A atenção plena diminui a reatividade emocional, ansiedade e depressão. 
  • Comece encontrando um local tranqüilo no qual você não seja perturbado como na tranqüilidade da natureza. Sente de forma confortável e preste atenção aos seus pensamentos. Deixe seus pensamentos passarem pela sua mente, entrando e saindo da sua consciência.
  • Concentre toda a sua atenção no momento atual e preste atenção na sua respiração. Tome nota das coisas que você vê, ouve ou sente. Veja quais partes do seu corpo estão tensas. Reconheça quaisquer pensamentos, preocupações ou emoções que possam surgir e libere-os da sua mente.
  • Se sua mente começar a vagar, ou você começar a pensar nas suas preocupações, concentre-se novamente na sua respiração.

Fonte: Internet, hiki How

Deixe seu Comentário:

Nome:
Email:
Comentário:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento