Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Conteúdo do Artigo - A Lei do Amor

A Lei do Amor

Estudo - A Lei do Amor

Publicado em 15/05/2014 - 1846 visitas - 0 Comentários

Estudo, 01 – A Lei de Deus

Igreja do Sétimo Dia Movimento do Advento - Pr. Luiz Ferreira

1-Qual era razão que Cristo haveria de ter vindo? Como se encontravam os homens?

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. Gálatas 4:4-5

2-Qual seria o Trabalho do Espirito Santo nesta obra?

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. João 16: 13

3- O que é a verdade segundo o salmista Davi?

A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Salmos 119:142

4-Como é chamada essa lei? Baseado em que um dia todos seremos julgados?

Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2: 12

5-E o que faz a verdade com o homem quando o mesmo passar a conhecê-la.

 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8: 32

6- Do quê o homem seria liberto?

Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Romanos 6:17-18.

7- Que faz o homem liberto do pecado?

E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos. Salmos 119:45

8-Aquele que é guiado pelo Espirito Santo, onde estará guardada esta lei? Como será seus passos?

A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão. Salmos 37: 31.

9-Que tipo de liberdade ganha àquele que recebe a lei de Deus no coração?

Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2.

10- Que maravilhosa obra é feita na vida do homem, e o que será colocado dentro dele.

E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. Ezequiel 36: 26-27.

11-Este o homem renovado pelo Espirito Santo quando se lembrar dos seus maus caminhos que acontece?

Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniquidades e das vossas abominações.Ezequiel 36:31

12- Quando o homem é transformado e recebeu alei de Deus no seu coração, onde ele se encontra, acima ou debaixo da lei?

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Gálatas 5:18
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Romanos 6:14-15

Porque o apostolo usou esta expressão abaixo? Quando homem aceita a Jesus, uma maravilhosa obra é feita em sua vida. É a partir deste momento que a transformação acontece e ele não será mais um transgressor. Veja: Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4.

É por isso que a lei é comparada a um espelho. É o aio que nos conduz aos pés de Cristo, quando olhamos para lei vemos nossa deformidade e exclamamos: Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7:24.

De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24. Quando vamos a Cristo, cumpre o texto: Mas, o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. I João 1:7. Somos degradados pelo pecado ao ponto do apostolo dizer em suas palavras: Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Romanos 7:18. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Romanos 7:19. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Romanos 7:21.

Estudo 02 –Lei Moral e Cerimonial
Igreja do Sétimo Dia Movimento do Advento - Pr. Luiz Ferreira

Para entendermos sobre a Lei de Deus, precisamos entender primeiro que no passado existia duas Leis, ambas eram aceitas por Deus, porém uma é eterna(Lei Moral) e outra findava-se com a morte de Cristo na cruz (Lei Cerimonial).

LEI MORAL

LEI CERIMONIAL

Chamada de lei real – Tiago 2:8

Chamada de lei que consiste em ordenanças – Efésios 2:15

Escrita por Deus em tábuas de pedra– Êxodo 31:18

Escrita por Moisés em um livro– Deuteronômio 31:24

Colocada dentro da arca – Deuteronômio 10:5

Foi colocada fora da arca – Deuteronômio 31:26

Escritas em pedra porque duraria para sempre – Salmos 111:7,8

Escrita em livro porque duraria somente até a morte de Cristo na cruz – Colossenses 2:14

É perfeita – Salmos 19:7

Nenhuma coisa aperfeiçoou – Hebreus 7:19

Sábado da lei Moral – Ezequiel 20:20; Levíticos 26:2

Sábado da lei Cerimonial – Levíticos 26:34,35; Oséias 2:1; Isaias 1:13,14

 

 

Nota: Observem que existe uma diferença muito grande entre as duas leis. Um fator interessante e distintivo entre ambas é que quando o texto está se referido a lei moral, usa-se a expressão meu ou meus sábado (referindo-se a Deus), e quando o texto está se referindo a lei cerimonial usa-se a expressão vosso ou vossos sábados (refere-se ao homem, Moisés).

Estudo 03 – O Sábado
Igreja do Sétimo Dia Movimento do Advento - Pr. Luiz Ferreira

 

1. Quando o sábado foi criado e que obra Deus fizera?

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Gênesis 2:1-3. 

Nota: Deus olhou com satisfação para a obra de Suas mãos. Tudo era perfeito, digno de seu Autor divino; e Ele descansou, não como alguém que estivesse cansado, mas satisfeito com os frutos de Sua sabedoria e bondade, e com as manifestações de Sua glória. Depois de repousar no sétimo dia, Deus o santificou, ou pô-lo à parte, como dia de repouso para o homem. Seguindo o exemplo do Criador, deveria o homem repousar neste santo dia, a fim de que, ao olhar para o céu e para a Terra, pudesse refletir na grande obra da criação de Deus; e para que, contemplando as provas da sabedoria e bondade de Deus, pudesse seu coração encher-se de amor e reverência para com o Criador, porque a bíblia nos diz:Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Isaías 40: 28.

2. Qual dos mandamentos da lei de Deus traz um lembrete para que o homem não viesse esquecer-se do sábado?
Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo. Êxodo 20:8

NOTA: Deus escolheu a palavra “lembra-te” para iniciar o mandamento do sábado. A palavra “lembra-te” denota três possibilidades:

I. Você não pode lembrar alguma coisa, se nunca a ouviu antes. Portanto, a origem do sábado ocorreu antes do Sinai, e não no Sinai.

II. A palavra "Lembra-te" é geralmente usada para indicar coisas que são de especial importância. Deus escolheu a palavra para reintroduzir o Sábado no Sinai através de Moisés.

Os dez Mandamentos foi a única parte da bíblia que não foi o homem que escreveu sobre a expiração divina?

E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Êxodo 31:18

Estudo 04 -O SÁBADO É UM SINAL
Igreja do Sétimo Dia Movimento do Advento - Pr. Luiz Ferreira

1. Qual dia Deus especificou para separarmos como dia especial no qual Deus e Seu povo edifica um sólido relacionamento juntos?
(Êxodo 20: 9,11)

2. Por que ele é o sinal?
Leiamos "Eu sou o Senhor, vosso Deus; andai nos Meus estatutos, e guardai os Meus juízos, e praticai-os; santificai os Meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor, vosso Deus." Ezequiel 20:19-20

Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

NOTA: Entre os Dez Mandamentos, é o mandamento do sábado que contém os elementos vitais do selo. Pois é o único dentre os dez que identifica o Deus verdadeiro ao declarar o Seu nome: "Senhor teu Deus ("Yhovah 'Elohiym" - Jeová)"; o Seu título: "Criador (Aquele que fez)"; e Seu território: "os céus, a terra e o mar" (Êxodo 20:10-11,  Apocalipse 14:7). Uma vez que apenas o quarto mandamento mostra sob a autoridade de quem foram concedidos os Dez Mandamentos, é ele que contém o 'selo de Deus'; colocado sobre a Sua lei como evidência de sua autenticidade e vigência. Êxodo 20:11.

4. Houve qualquer mudança na lei de Deus? O que disse Jesus sobre sua missão?

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Mateus 5: 17.
Dicionário: Sinônimo de ab-rogar: abortar, anular, cancelar, cassar, derrogar, eliminar, infirmar, invalidar, rescindir, revogar e terminar.
Dicionário: cumprir, satisfazer, obedecer.
 Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios. Salmos 89: 34.

5. O que nos diz o profeta Isaias sobre missão?

Foi do agrado do Senhor, por amor de sua retidão, tornar grande e gloriosa a sua lei. Isaías 42: 21. (portanto essa é nossa missão).

6. Que mais evidências bíblicas existem que o sétimo dia é sábado?

E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. Lucas 23: 54.

A. E, chegada à tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, Marcos 15: 42.

B. O próximo dia foi sábado. Os discípulos descansaram no sétimo dia, em obediência ao mandamento. Veja em Lucas 23: 56: “... E no Sábado descansaram, segundo o mandamento...”.

C. Seguindo ao sábado veio o domingo. Jesus ressuscitou no domingo, o primeiro dia da semana. Veja Marcos: 16, 1, 2, 9: E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. 

D.Até depois da crucifixão de Cristo o Sábado era guardado.

Que profecia se cumpriu 40 anos depois da morte de Cristo e que Ele havia predito?

E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; Mateus 24: 20.

Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda; Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Mateus 24: 15-19.
Veja que no ano 70 se cumpriu este texto que era uma profecia predita por Jesus.

NOTA: As tropas romanas do general Tito tomam a cidade de Jerusalém. Em 8 de setembro de 70 D.C, o Templo é incendiado e os habitantes são deportados como escravos. O Templo, construído por Salomão em 970 a. C. é reconstruído por Herodes em 19 a. C., era o símbolo e o centro do poder religioso e político dos judeus. Somente o muro ocidental de sustentação da esplanada do Templo permaneceria em pé. Seria chamado mais tarde de “O Muro das Lamentações”. A destruição do Templo constitui de resto um elemento determinante para a religião cristã, que se separa então, cada vez mais, de suas origens judaicas. Fonte (opera mundi).

 

Estudo 05 – A MUDANÇA DO SÁBADO PARA O DOMINGO
Igreja do Sétimo Dia Movimento do Advento - Pr. Luiz Ferreira

 

Desde que a Escritura é muito clara sobre o Sábado Bíblico, o sétimo dia da semana, pode muito bem ser perguntado, “Por que a maioria dos cristãos hoje observa o domingo, o primeiro dia da semana?”
Em algum tempo, em algum lugar, a mudança ocorreu. Deus diz que Ele nunca muda, e Sua lei nunca muda. Ele perpetuou o sétimo dia em Sua lei sagrada.

NOTA: A Bíblia previu que o chifre pequeno tentaria mudar os tempos e a lei. O Sábado é o único mandamento na lei que trata com o tempo. Uma tentativa de mudança de tempo tem sido feita do sábado para o domingo.

Daniel previu que a igreja, em apostasia, tentaria fazer o impensável, mudar a lei de Deus. No último estudo, vimos que os dez mandamentos são a eterna reflexão do caráter de Deus. Não poderiam alterar a lei, sem mudar Deus, porque Deus é imutável!

1. O que o poder do chifre pequeno tentaria mudar?
E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo. Daniel 7: 25.

O chamado Edito de Constantino foi uma legislação do imperador romano Constantino, proclamada em 7 de março de 321. O seu texto reza: “Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol”. Não obstante, atendam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer amiúde que nenhum outro dia é tão adequado á semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo céu''. (in: Códex Justinianus, lib. 13, it. 12, par. 2.) Somente em 325 no Primeiro Concílio de Niceia o domingo seria confirmado como dia de descanso cristão, e a guarda do sábado abolida no Concílio de Laodicea. Reconfirmava a guarda do domingo e anamatizava a guarda do sábado (cânon 29) Synod ofLaodicea (4th Century). Catholic Encyclopedia; New Advent. Página visitada em 2010-01-29(documentário católico).

2. Que disse o apóstolo João sobre os mandamentos de Deus?                                       

Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.
I João 2:7. Veja o que diz o salmista Davi.

A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre. Salmos 119: 160.

A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Salmos 119: 142.

A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me inteligência, e viverei. Salmos 119: 144.

 

Estudo 06 -  AS TÁBUAS DA ALIANÇA DE DEUS
Igreja do Sétimo Dia Movimento do Advento - Pr. Luiz Ferreira

 

1 - Deus escreveu com seu próprio dedo nas duas tábuas de pedra. Os mandamentos seriam chamado de tábuas da aliança de Deus para com o homem a qual seria entregue a Moises.

E o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas estava escrito conforme a todas aquelas palavras que o Senhor tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da assembleia. Sucedeu, pois, que ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança. Deuteronômio 9: 10-11.

2 - Veja que dentro da arca estava as duas tábuas de pedra que Moises recebera de Deus.

Na arca nada havia, senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito.  Reis 8:9

3 - Paulo fala aos Hebreus relatando sobre o tabernáculo.  Fala sobre arca da aliança que dentro dela se encontrava e as tábuas da aliança veja .

Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos, Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança; Hebreus 9:3-4.

4 - No livro de apocalipse João divinamente pelas suas visões pode contemplar a arca da aliança a qual abriu no céu, e ela fora vista, e ouve vozes e relâmpagos.

E depois disto olhei, e eis que o templo do tabernáculo do testemunho se abriu no céu. Apocalipse 15:5.
E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva. Apocalipse 11:19.

5-Agora em nossos dias,esta mesma lei não seriam escritas em tábuas de pedra mais seria escrita no coração como estava registrado nas tábuas dos dez mandamentos no céu.

Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Jeremias 31:33.

6- E acrescenta ainda a expiração Divina.

Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações,E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: Hebreus 10:16

 

7- E assim Paulo aos romanos fala do verdadeiro judeu o qual a lei fora colocada no seu coração.

Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2:28-29

8- O Salmista fala sobre aqueles que a lei está em seus corações.

A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão. Salmos 37:31.
Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor.Salmos 119:1.

9-O senhor pronuncia através da expiração.

Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios. Salmos 89:34.

NOTA: A prova de que Lei Moral é eterna, é o fato de Deus ter mostrado para João em visão as tábuas da Lei dentro da arca no céu. Apocalipse 11:19.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário:

Nome:
Email:
Comentário:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento